domingo, 29 de janeiro de 2012

Convivendo com as Diferenças - II

Só para registrar, vou descrever mais uma aula que tivemos sobre esse tema, no ano passado.

1. Dinâmica do início: adivinhar quem era o personagem principal da estória que seria contada, dando dicas.

2. Contei a estória do Sapinho Quaquá (pra mim, parece mais nome de pato, mas...) que está no livro "O Peixinho Azul".

3. Trabalhando o tema: Somos iguais ou diferentes? Pedi para as crianças falarem o que viam de diferente entre as outras crianças. Falamos que há muitas diferenças entre as pessoas. Distribuímos uma folha com imagens de pessoas diferentes para cada um e pedimos para indicarem as diferenças (gordo/magro, alto/baixo, raças diferentes, etc). Falamos que as pessoas também podem ter gostos diferentes. Ex.: uma gosta de maçã, outra de banana, ou torcem para diferentes times de futebol, mas que devemos respeitar os outros.
Também lembramos que não é legal colocar apelidos ou gozar o outro por ele ser diferente, porque não queremos que os outros façam isso conosco, já que somos todos diferentes.

4. Peguei duas maçãs - uma verde e outra vermelha - mostrando que a casca é diferente, mas por dentro somos iguais. Somos todos filhos de Deus, não importa a nossa "cor", a nossa "casca". Deus ama a todos igualmente.

5. Atividade de fixação: distribuí dois livros para as crianças recortarem imagens de pessoas diferentes e fizemos um cartaz com o dizer: "Somos diferentes, mas Deus ama a todos igualmente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário