segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aulinha sobre Moisés: a 1ª revelação




A dúvida era: como falar de algo tão antigo, de forma a fazer as crianças entenderem e se interessarem?

Começamos perguntando em que ano estamos... O que aconteceu há 2010 atrás? Pois é, a história que vamos contar aconteceu muito antes disso (para eles terem "noção" de que é muuuito tempo...)

Encontrei a história de Moisés toda em desenho, já colorida, num site muito legal http://searadomestre.com.br/evangelizacao/moises.htm. Imprimi todas as páginas, colei todas lateralmente, para ficar como um rolo de filme e fiz uma "televisãozinha" de caixa de sapato, onde ia "rodando" o filme. Bem manual, não ficou perfeita, mas fez sucesso, pois prendeu a atenção das crianças... Conforme ia mostrando a "cena", eu contava a história, desde o nascimento de Moisés, a perseguição do faraó aos filhos de judeus, a libertação do povo da escravidão do Egito, a travessia do mar na maré baixa, até quando ele recebeu os 10 Mandamentos.

Reduzi também todas as imagens e fiz um "gibizinho" para as crianças pintarem e poderem contar em suas casas a história de Moisés.

Jogral

A aula anterior foi sobre a Páscoa, para que as crianças compreendessem com mais facilidade a nossa apresentação sobre esse tema, e o verdadeiro significado da Páscoa cristã.

A Tia Cleide trouxe um texto muito legal sobre a Páscoa, para ser utilizado como jogral, e as tias Dora, Cleide, Lourdes, Sonia, Laís e Sol participaram. Cada uma decorou seu texto, e tentamos buscar um pouquinho da atriz que todas nós temos! Foi uma experiência muito divertida e acho que trouxe uma sensação de realização às tias, principalmente quando as crianças pediram "bis" (não, não foi o de chocolate!) (rs!)

Segue o texto do nosso "jogral" (desconheço a autoria):

1 - Que vontade de comer chocolate!! Que bom que a Páscoa chegou.
2 - Por quê? Que tem a ver a Páscoa com o chocolate?
1 - É que acho que o coelho bota o ovo de chocolate, oras!
3 - Que ideia mais louca! Coelho não bota ovo! Coelho é um mamífero, não uma ave. Se fosse ave, não botaria nunca um ovo de chocolate, onde já se viu...
1 - Então, por que tem essa coisa de dar ovo de chocolate no dia de Páscoa?
2 - É um costume antigo. Vou contar para você. E tem mais gente para ajudar nessa história. Antigamente, costumava-se dar ovo de galinha mesmo, no dia da Páscoa, para representar a vida. Jesus morreu e ressuscitou, venceu a morte. E tudo o que é vivo, nasce de um ovo. Daí, com o tempo, as fábricas de chocolate inventaram de fabricar o ovo de chocolate.
4 - Mas há ainda alguns lugares no mundo, onde as pessoas pintam com muito cuidado e capricho a casca de ovos para presentear na Páscoa.
1 - Que lindo!
3 - Você sabe que isso é um símbolo, isto é, uma coisa inventada para representar uma ideia.
4 - Na verdade, os povos antigos costumavam festejar o início da Primavera, quando os animais saíam de suas tocas, quando a neve já tinha desaparecido, e corriam felizes pelos campos, que começavam a ficar verdinhos e cheios de flores. Era a Páscoa deles, de certa forma.
1 - Entendi. Um dos animais era o coelho.
5 - E como o coelho se reproduz muuuuito depressa, isto é, tem muitos filhotinhos em tempo bem curto, o coelho foi escolhido para representar a capacidade de reproduzir muitos discípulos, quer dizer, seguidores dos ensinamentos de Jesus.
6 - Pois eu gostaria de representar a Páscoa com outro símbolo.
Todos - Qual?
6 - Dois peixinhos.
3 - E o que significariam os dois peixinhos?
6 - Que a fé caminha em todas as direções.
3 - Faz sentido.
4 - Se é assim, eu usaria um cordeirinho.
1 - E o que ele nos passaria?
4 - A humildade do cristão, a obediência aos ensinamentos de Jesus, a mansidão do coração.
2 - Que bonito!!! Mas sabe, eu gostaria de representar a Páscoa com um girassol.
Todos - Girassol?
2 - É. Porque o girassol está sempre voltado para o Sol. E nós devemos estar sempre voltados para Jesus.
1 - Quando se fala em Páscoa, sempre a gente vê a cruz...
6 - É que foi na cruz que Jesus morreu. Mas Páscoa é vida, é ressurreição. Jesus não está na cruz. Ele está no céu. Ele está em nosso coração. Ele está sempre ao nosso lado.
1 - Então eu já entendi: podemos fazer o símbolo que quisermos, coelho, cordeiro, peixinho, flor. Mas o símbolo verdadeiro não dá para desenhar. Ele é o pulsar de nosso coração, cheio de amor.
2- Ele é o nosso olhar de carinho para todas as crianças, todos os velhinhos.
3 - Ele é o sorriso de amizade para nosso coleguinha.
4 - Ele é nossa fé em Jesus, que nos ajuda sempre.
5 - Ele é nossa mão estendida para quem pede ajuda.
6 - Ele é nossa paciência.
Todos: nossa Páscoa é amor. Nossa Páscoa é todo dia.

Aulinha sobre a Páscoa


Para me ajudar nessa aula, levei um coelhinho de pelúcia para falar com as crianças (tipo "ventríloquo").

O coelhinho perguntou se as crianças sabem o que é a Páscoa, se ele bota ovo, etc.

Depois falou sobre a Páscoa dos judeus, que era quando os povos comemoravam a primavera e a colheita, uma época em que as flores nasciam, os animais se reproduziam, tudo era festa. Nessa hora, levei imagens de flores de várias cores e tamanhos, e as crianças colaram numa cartolina.

O coelhinho também falou sobre o costume que as pessoas tinham de oferecer ovos pintados, como presente, para comemorar essa época, e que o ovo é uma representação da vida, de algo que está para nascer.

Também falou que, da mesma forma que a natureza brotava, os animais também se reproduziam bastante. E como o coelho é um animal que se reproduz mais rápido ainda, ele acabou sendo usado como símbolo dessa época, e o juntaram ao ovo. Aí, elas colaram vários coelhinhos na mesma cartolina.

Só que, numa dessas festas da Páscoa, foi quando aconteceu a morte de Jesus, porque os homens não entenderam a sua mensagem de amor. Ele foi crucificado, e tudo ficou triste. Mas depois, ele reapareceu para nos mostrar que o espírito é eterno e que nós sempre podemos recomeçar, todos os dias.

Jesus foi colocado no centro da cartolina, e escrevemos: A Páscoa é a comemoração do amor de Jesus!

Para finalizar, levei ovos cozidos e cada um pintou para dar de presente para alguém que goste muito, pois o importante é o amor com que fazemos as coisas!

Aulinha sobre a Prece

A internet é uma fonte maravilhosa de apoio à nossa atividade. Felizes aqueles que compartilham seus conhecimentos e experiências, pois todos nós só temos a ganhar com isso.

Uma dessas fontes maravilhosas é o site do Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo (www.cvdee.org.br), onde podemos encontrar sugestões de aulas e atividades que auxiliam a desenvolvermos uma aula dinâmica e produtiva, de acordo com as necessidades de nossas turminhas.

Para falar da Prece, utilizei a referência da música "Telefoninho do Coração" - como só tinha a letra, acabei adaptando a melodia, e criei uma "coreografia" simples, pois geralmente as crianças gostam e gravam a letra com mais facilidade.

Após uma breve introdução sobre a prece, usamos um telefone de "lata" e barbante, e pedimos para as crianças participarem: um seria "Deus" e o outro, "nós" tentando falar com Deus. Na primeira vez, pedi para os outros ficarem fazendo bastante barulho, brincando perto de quem estava ao telefone, e eles não conseguiram se entender, mesmo tentando falar mais alto.

Numa outra tentativa de falar com Deus, trocamos os papéis, e pedi para a tia Maria Luíza fazer de conta que estava distraída com o que as outras crianças estavam fazendo - e as crianças, por sua vez, tentavam distraí-la. Sem ninguém ver, cortei a linha do telefone, e mais uma vez a ligação se perdeu.

Na última tentativa, ficamos em silêncio e conseguiu-se estabelecer o contato.

Depois, fizemos uma reflexão sobre cada situação, mostrando porque devemos fazer silêncio para falar com Deus, que a nossa ligação é através do sentimento, etc.

Em seguida, ensinamos a música e a coreografia do "Telefoninho do coração" (ainda preciso descobrir a melodia original, e também o autor da letra, se alguém puder me informar...):
"É um telefoninho que vem do coração
E forma rapidinho a comunicação
(trim-trim)
A gente aqui na Terra, tão pequenininho,
E do outro lado, Deus está na linha
(trim-trim)
Por isso, amiguinho, vê se não se esquece,
Do telefoninho que se chama prece"

Eles adoraram! Para finalizar, já havíamos preparado corações e fones para um cartaz comunitário. Cada criança colou o seu coração e o fone, e ligava os dois através de um fitilho, que ficava todo enroladinho, como o fio do telefone. Isso para fixar a idéia de que a prece é uma ligação do coração.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aulinha sobre a Criação

O livro Prática Pedagógica na Evangelização, de Walter Oliveira Alves, é muito interessante, pois oferece muitas sugestões para trabalhar com as crianças, que podem em muito contribuir para que elas compreendam a essência do que desejamos transmitir.
Numa aulinha sobre Deus e a criação para crianças de 4 a 6 anos, o livro sugeria um passeio pelo parque, para as crianças perceberem "in loco" a grandeza e a simplicidade da obra divina. Como não seria possível levar nossas crianças a um parque, fiz uma adaptação: trouxe um pouco da natureza para o centro... Fui até o parque, e peguei flores, folhas e pinhas (só as que já estavam no chão, lógico!!!) e também arrumei algumas ervas como alecrim e hortelã, mais em função do cheiro. Espalhei tudo numa pequena área que temos no centro e fizemos uma vivência em que orientamos as crianças a ficarem em silêncio (uma nova versão da brincadeira da "vaca amarela": "gata amarela, está dormindo na janela, se fizer barulho, atrapalha o sono dela"). Ninguém queria acordar a gatinha! (rs!) O silêncio é importante para perceberem as coisas - as cores, as texturas, os perfumes... As crianças puderam recolher esses materiais (que estavam no chão, sem arrancar nada!) e fizeram esse cartaz - colorido, perfumado e natural!!! Foi muito legal, porque elas prestaram atenção na variedade das flores, das folhas, das pedras, e entenderam como é maravilhoso quem criou tantas coisas belas e diferentes. Ah, também levei uma flor de brinquedo, para eles compreenderem a diferença entre a flor natural e a artificial... Para finalizar, fizemos um relaxamento: as crianças deitaram no chão forrado, apagamos a luz, e fomos caminhando pela natureza, imaginando as flores coloridas, os perfumes, a grama, o vento, as borboletas, os animais, o sol, enfim, todas as coisas lindas que Deus criou... Foi uma aula bem gostosa! Espero que isso ajude alguém a ter mais idéias!

Planejamento

Neste ano, resolvemos mudar a programação da Evangelização: ao invés de cada classe seguir a sequência da apostila, estamos trabalhando por temas. A vantagem é que, dessa forma, as crianças de todas as idades podem falar sobre a mesma coisa, e isso facilita muito a integração entre todos, principalmente entre os irmãos em seus lares. Facilita, inclusive, a interação entre os "tios" da evangelização, que podem se ajudar e trocar informações... Outro ponto positivo é que isso estimula a criatividade, pois faz com que o evangelizador busque também outras fontes além da apostila. Enfim, por enquanto este modelo tem sido muito produtivo, tanto para as crianças quanto para os evangelizadores.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Os adultos do Amanhã

A Evangelização Infantil é uma atividade, ao mesmo tempo, desafiante e gratificante. O desafio está na busca constante de novidades (que estão até mesmo nas coisas do passado) para servirem como ferramentas de apoio na transmissão dos conteúdos evangélicos, muitas vezes abstratos... A recompensa está em ver as sementinhas de amor brotando nas atitudes dos pequenos! E em pensar que estamos contribuindo de alguma forma para que o mundo tenha pessoas mais responsáveis, mais fraternas, mais felizes! Que sejamos dignos dessa linda tarefa! E que o Amor e a Bondade Divina envolva esta e todas as atividades voltadas para o bem das crianças!