segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aulinha sobre a Prece

A internet é uma fonte maravilhosa de apoio à nossa atividade. Felizes aqueles que compartilham seus conhecimentos e experiências, pois todos nós só temos a ganhar com isso.

Uma dessas fontes maravilhosas é o site do Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo (www.cvdee.org.br), onde podemos encontrar sugestões de aulas e atividades que auxiliam a desenvolvermos uma aula dinâmica e produtiva, de acordo com as necessidades de nossas turminhas.

Para falar da Prece, utilizei a referência da música "Telefoninho do Coração" - como só tinha a letra, acabei adaptando a melodia, e criei uma "coreografia" simples, pois geralmente as crianças gostam e gravam a letra com mais facilidade.

Após uma breve introdução sobre a prece, usamos um telefone de "lata" e barbante, e pedimos para as crianças participarem: um seria "Deus" e o outro, "nós" tentando falar com Deus. Na primeira vez, pedi para os outros ficarem fazendo bastante barulho, brincando perto de quem estava ao telefone, e eles não conseguiram se entender, mesmo tentando falar mais alto.

Numa outra tentativa de falar com Deus, trocamos os papéis, e pedi para a tia Maria Luíza fazer de conta que estava distraída com o que as outras crianças estavam fazendo - e as crianças, por sua vez, tentavam distraí-la. Sem ninguém ver, cortei a linha do telefone, e mais uma vez a ligação se perdeu.

Na última tentativa, ficamos em silêncio e conseguiu-se estabelecer o contato.

Depois, fizemos uma reflexão sobre cada situação, mostrando porque devemos fazer silêncio para falar com Deus, que a nossa ligação é através do sentimento, etc.

Em seguida, ensinamos a música e a coreografia do "Telefoninho do coração" (ainda preciso descobrir a melodia original, e também o autor da letra, se alguém puder me informar...):
"É um telefoninho que vem do coração
E forma rapidinho a comunicação
(trim-trim)
A gente aqui na Terra, tão pequenininho,
E do outro lado, Deus está na linha
(trim-trim)
Por isso, amiguinho, vê se não se esquece,
Do telefoninho que se chama prece"

Eles adoraram! Para finalizar, já havíamos preparado corações e fones para um cartaz comunitário. Cada criança colou o seu coração e o fone, e ligava os dois através de um fitilho, que ficava todo enroladinho, como o fio do telefone. Isso para fixar a idéia de que a prece é uma ligação do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário