segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aulinha sobre a Páscoa


Para me ajudar nessa aula, levei um coelhinho de pelúcia para falar com as crianças (tipo "ventríloquo").

O coelhinho perguntou se as crianças sabem o que é a Páscoa, se ele bota ovo, etc.

Depois falou sobre a Páscoa dos judeus, que era quando os povos comemoravam a primavera e a colheita, uma época em que as flores nasciam, os animais se reproduziam, tudo era festa. Nessa hora, levei imagens de flores de várias cores e tamanhos, e as crianças colaram numa cartolina.

O coelhinho também falou sobre o costume que as pessoas tinham de oferecer ovos pintados, como presente, para comemorar essa época, e que o ovo é uma representação da vida, de algo que está para nascer.

Também falou que, da mesma forma que a natureza brotava, os animais também se reproduziam bastante. E como o coelho é um animal que se reproduz mais rápido ainda, ele acabou sendo usado como símbolo dessa época, e o juntaram ao ovo. Aí, elas colaram vários coelhinhos na mesma cartolina.

Só que, numa dessas festas da Páscoa, foi quando aconteceu a morte de Jesus, porque os homens não entenderam a sua mensagem de amor. Ele foi crucificado, e tudo ficou triste. Mas depois, ele reapareceu para nos mostrar que o espírito é eterno e que nós sempre podemos recomeçar, todos os dias.

Jesus foi colocado no centro da cartolina, e escrevemos: A Páscoa é a comemoração do amor de Jesus!

Para finalizar, levei ovos cozidos e cada um pintou para dar de presente para alguém que goste muito, pois o importante é o amor com que fazemos as coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário