quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Auto-estima

Nesta aulinha, pedimos para que todos falassem uma qualidade de cada um de nós: bonito, amigo, inteligente, etc. As crianças só conseguiram falar de qualidades "concretas": porque tem um tênis azul, por exemplo. Nessa fase (3 a 5 anos) a criança ainda não faz abstrações.

Após essa dinâmica, colocamos a criança de frente para um espelho de corpo inteiro, e pedimos que ela dissesse uma qualidade sua. Teve vergonha.

Já havíamos colado na parede três árvores: uma de flores, outra de frutas e outra que só tinha a copa larga. As crianças auxiliaram a colar as flores (de verdade, mas que estavam caídas no chão, lógico) e também as frutinhas (de papel). Contei a estória das três árvores, na qual a terceira não se valorizava porque não tinha nada a oferecer. Mas ela descobriu, através de um menino, que podia oferecer sombra aos que queriam se abrigar do sol forte. E descobriu que também tinha valor.

Depois, tivemos mais uma história legal, com o livrinho que a tia Cleide trouxe, sobre um coelhinho que queria ser pretinho como uma menina, que ele achava linda! O livro se chama "Menina Bonita do Laço de Fita", da autora Ana Maria Machado. Fala das diferenças e da auto-aceitação!

Nossa última atividade foi a seguinte: arrumamos um papel do tamanho das crianças e pedimos para eles deitarem em cima. Fizemos o contorno do corpinho de cada um, recortamos o molde e depois pedimos para eles completarem (olhos, boca, unhas, etc). Interessante!

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