quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Parábola: O Filho Pródigo

Sempre no início da aula, reforçamos com as crianças o sentido de "Parábola". Está surtindo efeito, pois quando perguntamos sobre o nome das histórias que Jesus contava já vem "parágola" - rs! (lembrando que os aluninhos em questão têm 5 anos, no máximo). E hoje ensinamos outra palavra "difícil": pródigo - aquele que desperdiça, gastador, etc. Buscamos usar exemplos de como podemos "desperdiçar": deixando a torneira aberta enquanto escovamos os dentes, e por aí vai.

Primeiro, contei a história mostrando as imagens de um livrinho, que é bem resumido. Depois, usei novamente a nossa "televisão de caixa de sapato", pois isso consegue prender a atenção deles. Utilizei os desenhos que encontrei no site do Sementinha Kids, montei a sequência, um pouco mais longa e detalhada que o livro.
Por último, pedi para que eles nos contassem a parábola, utilizando uma cartolina de base, onde eles colocavam (de pé) os personagens que fornecemos a eles. Os fantoches de papel e a história de referência foram retirados do site do Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec. Lá tem mais sugestões de atividades para essa aula. Acesse o link abaixo e confira: http://www.ceeak.ch/portugues/evangelizacao/aulas/Ciclo2/pLANO%20DE%20AULA%20filho%20prodigo%201.pdf
Utilizei também desse site uma cópia ampliada da atividade para ajudarmos o filho pródigo a retornar para casa. Entretanto, para os pequenos entenderem melhor o que era para fazer, dei outra atividade, aí da minha cabeça: peguei aqueles durex coloridos e fiz um caminho embaralhado (no chão), para que eles percorressem e conseguissem chegar ao final, como o filho pródigo retornando para casa. Na chegada, eu colei no chão a imagem do pai feliz com os dois filhos. Foi bem legal! Depois, eles fizeram o caminho e pintaram o desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário